Projecto RurAction em Moura
Publicado | 2019-07-17 04:23:17
 
A ADCMoura é uma das parceiras do projecto transnacional, RurAction, com financiamento do programa europeu Marie Curie.
 
O objectivo consiste em estudar soluções inovadoras de empreendedorismo social desenvolvidas em territórios rurais marcados por défices estruturais. Participam no projecto doze institutos de investigação e empresas sociais de sete países europeus (Alemanha, Polónia, Dinamarca, Irlanda, Grécia, Áustria e Portugal), sob coordenação do Instituto Leibniz de Investigação sobre Sociedade e Território, próximo de Berlim. 
Clara Lourenço da ADCMoura sublinhou que “entre os parceiros encontra-se a ADCMoura e, por isso é também objecto de estudo por parte dos estudantes de doutoramento que estão envolvidos no projecto. Nessa medida é também um local onde fazem estágios de 2 a 3 meses para que possam conhecer melhor, quer o trabalho que nós realizamos no terreno, quer o próprio território em que estamos inseridos. Um grupo desses estudantes já passou por Moura e agora uma das iniciativas tem a ver com um filme e exposição fotográfica, que aconteceu nos últimos dias. Tivemos entre nós uma equipa de filmagens e fotografia, a acompanhar quer as actividades que nós realizamos, quer coisas que acontecem no nosso próprio território no sentido de se compreender qual é o contexto da nossa própria intervenção.”
A investigação, a realizar no âmbito de formação de doutorandos, será guiada pelas seguintes questões: em que condições operam os empreendedores sociais, como organizam as soluções, como colaboram em rede e capacitam as populações locais, que impacto tem a sua acção no desenvolvimento rural e como podem ser apoiados nas suas actividades de resolução de problemas.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 17
6 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda