Associação Internacional de Cidades Educadoras
Publicado | 2019-07-09 04:24:00
 
Reguengos de Monsaraz vai aderir à Associação Internacional de Cidades Educadoras, uma estrutura permanente de colaboração entre os governos locais envolvidos com a Carta das Cidades Educadoras.
 
A Associação Internacional de Cidades Educadoras foi fundada em 1994 e integra 395 cidades de 14 países europeus, entre as quais 74 localidades portuguesas. Esta entidade conta também com oito cidades de cinco países em África, 63 cidades de 11 países americanos e 27 cidades de seis países na Ásia-Pacífico.
O presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto sublinhou que “o objectivo é estarmos inseridos numa rede que corresponde às políticas de proximidade em termos sociais e neste caso a Educação.”
José Calixto, adiantou que “O município de Reguengos de Monsaraz tem tido todo o cuidado na preservação do Parque escolar, da sua modernização, de criação de condições de conforto para toda a comunidade escolar de forma a termos uma comunidade educativa satisfeita com as infraestruturas do concelho.”
O edil acrescentou ainda que “temos a valorização do sucesso escolar, da luta contra o abandono precoce da escola, com medidas e investimentos concretos.
Tudo aquilo que os municípios possam fazer em termos de políticas de proximidade, deve-se fazer, porque na aposta nos jovens depende o futuro dos nossos territórios. As condições de proximidade também se consegue com a educação e a formação das camadas mais novas e prepará-las por essa via para o futuro.”
A Carta das Cidades Educadoras tem como objectivo permanente aprender, trocar, partilhar e, enriquecer a vida dos seus habitantes. O documento enuncia princípios em diversos domínios que a autarquia cumpre, tais como na educação com a realização de actividades inter geracionais através do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Túlio Espanca, a promoção da igualdade de oportunidades e do sucesso escolar com o Projecto + Sucesso de Acção Estratégica de Promoção do Sucesso Escolar e o apoio ao associativismo jovem.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 17
6 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda