Valências das Escolas de A do Pinto e Vales Mortos não vão encerrar
Publicado | 2019-06-18 04:40:55
 
No passado mês de Março a autarquia de Serpa recebeu uma proposta de encerramento enviada pela Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em que era dado à autarquia um prazo de 10 dias para se pronunciar sobre a “proposta de não funcionamento”, no ano lectivo de 2019/2020, da Escola Primária de A-do-Pinto (pré-escolar e primeiro ciclo) e do pré-escolar de Vales Mortos.
 
Esta proposta era justificada pela DGEsTE pelo facto de se estar a proceder ao “reordenamento e reajustamento da rede de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico”.
Depois de um longo processo em que a Câmara Municipal de Serpa justificou a sua oposição ao encerramento, foi agora confirmado que isso já não vai suceder.
O presidente da autarquia serpense, Tomé Pires, sublinhou que “era uma questão de preocupação para o futuro das nossas escolas. Em relação a este processo, o ponto de situação neste momento é que de facto já há uma confirmação de que estas 3 valências nestas duas escolas que estavam em causa, já não irão encerrar.”
O edil serpense adiantou que “isto resulta de um processo que começou já há algum tempo e em que nós Município nos manifestamos logicamente contra. Fizemos reuniões com a Delegada Regional, com os encarregados de educação e com os agrupamentos. Tivemos um período grande à espera de uma resposta que não tivemos. Acabamos por dar novamente nota dessas preocupações através de uma comunicação à imprensa. O que é facto é que nesse mesmo dia, depois de sair nas notícias tivemos dois telefonemas: um da Secretária de Estado Adjunta e outro da Delegada Regional a dizer que não iam encerrar essas valências e depois fariam chegar uma comunicação por escrito.”
Tomé Pires salienta que “Foi o que acabou por acontecer. Ainda bem que não aconteceu o encerramento. Acho que o papel do município de estar contra esta situação também teve algum peso com certeza na decisão final por parte do Ministério da Educação.”
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
35 35
16 18
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda