CDS “Situação da maternidade de Beja é inadmissível e preocupante”
Publicado | 2019-06-18 04:40:12
 
Os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca, João Rebelo e Isabel Galriça Neto questionaram, por escrito, a Ministra da Saúde sobre a falta de obstetra no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, depois de já o terem feito uma primeira vez a 16 de Janeiro.
 
Na pergunta agora dirigida à tutela, os deputados do CDS-PP querem saber, tendo em conta a recorrência da falta de especialistas que assegurem o normal funcionamento do Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e o reconhecimento, já em Janeiro de que para resolver o problema seria necessária «a manutenção de contractos de prestação de serviços», quais os motivos para que o problema se mantenha e que medidas foram tomadas desde então para efectivar estes contractos.
A deputada Patrícia Fonseca salientou que “O CDS questionou pela 3ª ou 4ª vez o ministério a propósito da falta de obstetra, porque é inadmissível e preocupante que as grávidas de Beja, tenham de percorrer 80 ou 100 km até ao Hospital de Évora. Correm o risco, como já aconteceu algumas vezes, de o bebé nascer no caminho. Graças a Deus não sucedeu nenhum acidente, mas pode estar em causa a segurança dos recém nascidos e das grávidas.”
A parlamentar sublinhou ainda que “esta é a quarta vez que esta situação se verifica no Hospital José Joaquim Fernandes, à semelhança do fim-de-semana de 5 e 6 de Janeiro, 2 de Março e 12 de Abril.
O CDS-PP encara estes factos com muita preocupação, considerando ser absolutamente necessário e prioritário assegurar tanto o acesso à saúde, como a qualidade da prestação de cuidados de saúde à população, o que, neste caso, claramente, não está a acontecer.”
Os deputados do CDS querem saber se a ministra está em condições de garantir que esta situação não se voltará a repetir e questionam para quando a contratação de mais especialistas em obstetrícia para o Hospital de Beja.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
21 21
13 10
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda