Governo questionado sobre o encerramento da Maternidade em Beja
Publicado | 2019-06-13 13:21:58
 
Em comunicado chegado à nossa redação o PCP questiona o Governo sobre os sucessivos períodos de encerramento do serviço de urgência de Obstetrícia do Hospital José Joaquim Fernandes em Beja.
 

Os comunistas realçam “a falta de médicos para cumprir a escala de serviço e que medidas vai o Governo tomar para responder à falta de obstetras na ULSBA e quando; Quantos médicos especialistas em Ginecologia/Obstetrícia estão em falta na ULSBA para garantir a urgência de obstetrícia aberta e quantas grávidas foram impedidas de parir no Hospital José Joaquim Fernandes, por a urgência de Obstetrícia se encontrar encerrada.”

No mesmo comunicado o PCP realça “Há cerca de 15 anos que a população do distrito de Beja se confronta com o cenário de encerramento da maternidade do Hospital de Beja. Para além das ameaças, em 2006, o então ministro Correia de Campos do Governo PS, todos os restantes Governos de PSD/CDS e PS têm seguido o exemplo. Verificaram-se ameaças de encerramento em 2011, 2017, 2018 e em 2019 deu-se início ao que podemos chamar de encerramento parcial, verificando-se encerramentos por períodos de 24 a 48h. E assim, em 2019 já tivemos conhecimento do encerramento da Maternidade a 5 e 6 de janeiro, a 2 de março, a 12 de abril e a 9 de junho. Por força destes encerramentos, as grávidas têm que recorrer, pelos próprios meios, aos serviços do Hospital do Espírito Santo, em Évora, percorrendo mais de 80 quilómetros sem qualquer assistência médica. Ainda, no dia 9 de junho uma grávida, de Aljustrel, pariu num posto de abastecimento de gasolina por não ter tido tempo de chegar a Évora, uma vez que em Beja não tinha atendimento.”

“A continuar neste caminho e a não ser interrompido, o futuro da maternidade do Hospital de Beja será o encerramento definitivo. Registe-se também que não foram implementadas quaisquer medidas que invertam o caminho do seu fecho” afirmam os deputados comunistas.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
21 21
13 10
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda