Ferrovia: Electrificação da linha Casa Branca/Beja só entre 2021 e 2025
Publicado | 2019-06-07 04:11:09
 
Para assinalar o dia Mundial do Ambiente, o Partido Ecologista Os Verdes escolheu para tema da Interpelação ao Governo, que ocorreu na Assembleia da República, o "Combate às Alterações Climáticas: a Importância do Sector dos Transportes”.
 
Durante o debate o deputado ecologista, José Luís Ferreira, lembrou o compromisso assumido pelo governo e que falta cumprir relativamente à electrificação de Beja /Casa Branca devolvendo a ligação directa da capital do Baixo Alentejo com Lisboa. “Nós os Verdes agendamos uma interpelação ao Governo centrada em modalidades de transportes públicos que são importantes e complementares para garantir a mobilidade das pessoas e combater as alterações climáticas, mas sem dúvida, que a ferrovia é a modalidade que melhor responde a estes dois desafios - mobilidade/alterações climáticas.  
Uma rede ferroviária moderna e bem planeada que interligue todo o território continental, aproximando o interior do litoral e o Norte do Sul e reabra as portas históricas com a nossa vizinha Espanha e o resto da Europa, é um pilar fundamental para o desenvolvimento do nosso país, para o bem-estar e mobilidade social das pessoas e para reduzir a pegada ecológica nacional no que diz respeito às alterações climáticas.
Foi por todas essas razões que o PEV colocou a questão ferroviária como uma das matérias essenciais durante as Conversações Conjuntas com o PS que permitiram estes 4 anos de Governação.” 
O parlamentar acrescentou que “nós tivemos oportunidade de colocar uma questão, ao ministro do Ambiente, que diz respeito ao Distrito de beja e, que tem a ver com a ligação e electrificação da linha Casa Branca/Beja.”.
Segundo José Luís Ferreira “o ministro admitiu que o Plano Nacional de Investimento colmatou a falha, fazendo reflectir na ferrovia não só o transporte de mercadorias mas também de passageiros. Esta ligação não estava prevista na ferrovia 2020, facto que toda a gente já sabia. Sobre a electrificação da linha Casa Branca/Beja o que o ministro disse foi que o concurso para a elaboração o estudo prévio, estava neste momento em preparação e que apontaria como horizonte temporal na perspectiva do Governo a concretização desta ligação Casa Branca/Beja entre 2021 e 2025.”

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
21 21
13 10
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda