Cereais secam mais cedo no Baixo Alentejo devido às temperaturas elevadas
Publicado | 2019-06-06 04:04:43
 
Segundo o relatório publicado pelo IPMA o mês de Maio caracterizou-se como muito quente em relação à temperatura do ar e extremamente seco em relação à precipitação.
 
Durante o mês correu uma onda de calor, com início no dia 22 e que se prolongou até aos primeiros dias de Junho a qual abrangeu quase todo o território e, nos dias 30 e 31 de Maio, foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima do ar em algumas estações meteorológicas do litoral.” 
O presidente da Associação de Agricultores do Baixo Alentejo, Francisco Palma, sublinhou que “o mês Maio foi seco apesar de termos tido um Abril com chuva, que não foi abundante, mas que veio salvar de alguma forma o ano agrícola de culturas de sequeiro. As temperaturas extremas que foram sentidas nos últimos 10 dias de Maio fizeram com que os ciclos dos cereais Outono/Inverno secassem mais rapidamente. Cada vez vamos assistindo com mais frequência a extremos climáticos.” 
No que se refere ao regadio Francisco Palma acrescentou que “no regadio as coisas vão andando dentro da normalidade. O que sucede é que com os picos de calor aumenta o consumo de água e com isso os agricultores vão ter custos acrescidos. Mas pelo menos vão tendo água para regar.”
O mês de Maio foi ainda, segundo o relatório do IPMA, “o 6º mês mais seco desde 1931. Desta forma a situação de seca meteorológica agravou e no final de Maio quase todo o território estava em seca. No final do mês verificou-se, em relação ao final de Abril, uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território, sendo de destacar as regiões do interior Norte e Centro, a região de Vale do Tejo, o Alentejo e o Algarve com valores inferiores a 20%.
Em relação ao final de Abril verificou-se no final de Maio um aumento da área em seca meteorológica e da sua intensidade, sendo de realçar a região Sul nas classes de seca severa a extrema.”
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 16
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda