O comandante Distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil de Évora, José Ribeiro, sublinhou que “é um exercício internacional, para o qual se convidou alguns países, nomeadamente França, Espanha, Alemanha, Bélgica e Croácia. Vai envolver igualmente todos os agentes de protecção Civil e cooperantes do nosso País. Ao todo irá mobilizar mais de 600 operacionais.”
O comandante salientou que.” Vão participar seis municípios nos exercícios: Arraiolos, Évora, reguengos de Monsaraz, Montemor o Novo, Vendas Novas e Viana do Alentejo."
O exercício CASCADE’19 vai decorrer em mais de 60 cenários distintos, numa abordagem multirriscos que permitirão a intervenção no terreno de diferentes equipas, com valências e capacidades distintas, e o apoio de diversas instituições nacionais e internacionais.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera, IPMA, como Autoridade Nacional nas áreas de Meteorologia e Sismologia irá colaborar no exercício simulando cenários de situação meteorológica adversa e de ocorrência de sismo e de tsunami.
O exercício europeu de proteção civil Cascade19, o maior de sempre em território nacional.