Nova linha de 190 milhões de euros para projectos agrícolas
Publicado | 2019-05-01 04:32:42
 
O Governo criou uma nova linha de financiamento de 190 milhões de euros para apoiar projetos agrícolas, que vai estar disponível a partir de Julho.
 
Numa declaração aos jornalistas na Ovibeja, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos afirmou que esta nova linha foi negociada com o Banco Europeu de Investimento e que «este valor poderá ser aumentado no futuro se a linha tiver sucesso», acrescentando que o actual empréstimo «será por um prazo até 15 anos, sendo que os primeiros três anos serão de carência», em que «não haverá amortização», que deverá ocorrer «nos 12 anos seguintes».
O Ministro referiu também que «será dada uma garantia do Estado, no valor de 70% dos empréstimos para que a banca não se retraia a aprovar os projectos». Assim, em caso de incumprimento, «o risco para a banca será apenas de 30%».
Poderão candidatar-se a este financiamento explorações individuais com projectos até cinco milhões de euros e agro-indústrias com projectos até 10 milhões de euros.
Segundo Luís Capoulas Santos, o Governo espera, com esta a linha, «permitir que muitos projetos que ficariam de fora dos apoios comunitários» sejam financiados e concretizados, numa altura em que «estamos a caminhar para o fim» do actual quadro de fundos da União Europeia.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
17 15
10 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda