EDIA apresenta projecto URSA em Serpa
Publicado | 2019-04-29 04:18:44
 
O projecto URSA, liderado pela EDIA em parceria com o ISQ e financiado pelo Fundo Ambiental, encontra-se actualmente em curso com a primeira unidade de compostagem instalada e em funcionamento na Herdade da Abóbada, no concelho de Serpa.
 
O projecto pretende responder à problemática do reduzido teor de matéria orgânica presente nos solos do EFMA que se traduz numa redução de fertilidade e da sua capacidade em reter água e nutrientes. O aumento de matéria orgânica representa, entre outros benefícios: Uma utilização eficiente da água e dos nutrientes; Diminuição das escorrências e consequente conservação das massas de água; Redução da susceptibilidade à erosão e à desertificação; Promoção do sequestro de carbono; Favorecimento da comunidade microbiológica do solo, com efeitos positivos na sanidade vegetal e na dinâmica das reacções do solo; Reintrodução de subprodutos orgânicos associados à agricultura no processo produtivo, evitando a sua queima e assim favorecendo o combate às alterações climáticas.
Este objectivo será alcançado através da incorporação de matéria orgânica no solo de forma sistemática, uma metodologia compatível com a agricultura de regadio, moderna e intensiva.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
14 12
8 5
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda