25 Abril - As comemorações no concelho de Moura
Publicado | 2019-04-25 04:15:55
 
O 45.º aniversário do 25 de Abril assinala-se em todo o concelho de Moura, com iniciativas organizadas pela Câmara Municipal, juntas de freguesia e movimento associativo.
 
A vereadora da Câmara Municipal de Moura, Lurdes Balola, salientou à Planície que “à semelhança dos anos anteriores teremos comemorações distribuídas pelas várias localidades do concelho. Esta agenda foi feita em articulação com todas as Juntas de freguesia.”
No dia 25, às 09:00, realiza-se a habitual cerimónia do Içar da Bandeira, frente aos Paços do Concelho, com a actuação das Bandas do C.R.A.M. “Os Leões” e da S.F.U.M. “Os Amarelos”. Participam igualmente na cerimónia os Bombeiros Voluntários de Moura, o Grupo 28 da Associação de Escoteiros de Portugal e Agrupamento 314 do Corpo Nacional de Escutas.
Ainda neste dia, entre as 08:00 e as 15:00 decorrerão inúmeras actividades desportivas, como o Torneio Concelhio da Malha, o “2.º Open Day – Torneio de Ténis”, torneio aberto de voleibol e passeio mototurístico.
A União de Freguesias de Moura e Santo Amador vai realizar algumas actividades como disse à Planície o Presidente da União de Freguesias, Francisco Canudo Sena. “cumprindo o que é mais de uma tradição, é um dever fazer com este dia, o dia em que a liberdade passou a fazer parte das nossas vidas.” 
Do programa das comemorações em Santo Amador salientamos arruada, seguindo-se distribuição de cravos e às 11h romagem ao cemitério.
Em Amareleja as comemorações iniciam-se com o içar da bandeira às 9h.
O presidente da Junta, Joaquim Mário, sublinhou à Planície que “45 anos é de facto um número redondo, bonito. A liberdade existiu e existe, a democracia está aí.” Adiantou ainda que “ às 9h30 vai ter lugar um torneio de Xito e às 16h nas escadas da torre do relógio vai ter lugar o Cante Alentejano.”
A Póvoa de S. Miguel e Estrela vão comemorar o evento com algumas actividades. O presidente da Junta de freguesia de Póvoa de S. Miguel, António Montezo, disse à Planície que “este ano comemoramos os 45 anos da revolução, aqui na Póvoa e Estrela em conjunto com a Câmara Municipal de Moura. Planeámos algumas actividades: Na Estrela vai realizar-se uma arruada, seguindo-se distribuição de cravos e uma sardinhada popular. Em Póvoa tem lugar às 10h o içar da bandeira, seguindo-se a arruada e distribuição de cravos, às 13h30 realiza-se uma sardinhada popular com animação musical a cargo de Juan Vasquez.”

O presidente da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça, Bruno Monteiro, sublinhou à Planície que” sobre as comemorações mais uma vez dizemos que é um dia especial, a cada ano que passa continua a ser ainda mais especial. Temos algum receio que os valores de Abril que os valores de Abril se vão perdendo ao longo dos anos.” Do programa  a seguir ao hastear da bandeira tem lugar a distribuição dos cravos, colocação de uma coroa de flores no monumento de homenagem aos antigos combatentes do Ultramar e colocação de uma coroa de flores no cemitério em homenagem aos eleitos que lutaram pela liberdade.
Em Safara realiza-se às 15h uma arruada, seguindo-se distribuição de cravos. Às 16h30 tem lugar um lanche convívio e jogos tradicionais.
Em Santo Aleixo da Restauração tem lugar às 11h a arruada e entrega de cravos seguindo-se às 11h30 um lanche convívio no Jardim com a actuação do grupo coral feminino Sol da Vida.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
29 30
11 16
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda