OViBEJA é inaugurada hoje com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa
Publicado | 2019-04-24 04:19:38
 
A 36ª Ovibeja abre portas hoje com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e vai reflectir sobre as alterações climáticas e a agricultura.
 
O certame organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul tem lugar no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito em Beja, até ao próximo dia 28 de Abril. 
Claudino Matos da ACOS explicou à Planície que “as novidades da OVIBEJA começam logo com a temática. A Feira sempre tem eleito uma temática em cada ano e, este ano não podia ser mais pertinente, vai ser à volta das alterações climáticas e agricultura. Vai contar, num seminário que se desdobra, durante dois dias (a 26 e 27 de Abril), em vários subtemas, com a participação de alguns dos mais destacados especialistas nacionais e internacionais nesta temática.” 
Claudino Matos adiantou ainda que “tal como nos anos anteriores as Ovinoites, assim baptizadas há muitos anos vão animar o certame com vários artistas nacionais e internacionais.”
A Ovibeja vai debater durante dois dias, a 26 e 27 de Abril, as causas e efeitos das alterações climáticas na produção animal, produção florestal, olival, vinha, pastagens, hortícolas. Vai ainda debruçar-se sobre o Roteiro para a Neutralidade Carbónica e, por iniciativa da CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, vai abordar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Baixo Alentejo. Além de seminários, colóquios, workshops, estão também a ser preparadas ações de sensibilização e uma exposição interactiva que, entre outras vertentes de apresentação do tema, apresenta uma linha cronológica desde há milhares de anos e que, desde as últimas décadas, revela uma subida exponencial das temperaturas registadas. 
A feira é também ponto de encontro de amigos e famílias que aproveitam as inúmeras iniciativas culturais e de animação para momentos de festa e de partilha. A juntar ao cartaz de concertos com nomes maiores da música, a Ovibeja volta a organizar o Comboio do Cante, e dinamiza com um conceito renovado, o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, ligando tradição e inovação. Um pavilhão dedicado à pecuária com mais de 300 animais, o Campo da Feira e os restantes pavilhões reúnem alguns dos melhores exemplos de produtos e serviços, incluindo demonstrações.
A actual edição da Ovibeja conta este ano com mais de 1000 expositores e a animação da Ovinoite de hoje está a cargo de António Zambujo.
Como habitual este evento vai receber vários elementos do governo e dos partidos políticos ao longo do certame.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
19 19
9 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda