FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens arranca já na próxima semana
Publicado | 2015-06-04 03:58:41
 
As cidades de Beja e Évora vão receber, entre os dias 9 e 13 de Junho, o FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora.
 
Ao Festival concorrem curtas-metragens de ficção, animação ou documentários até 40 minutos de duração, que tenham sido produzidos a partir do dia 1 de Janeiro de 2013.
O evento, que já vai na sua 13ª edição, irá contar na sua abertura com a exibição de um documentário biográfico de Manoel de Oliveira, rodado em 1982, que tem por nome “Visita ou Memórias e Confissões”. O documentário foi produzido para ser mostrado a título póstumo. 
Recorde-se que Manoel de Oliveira faleceu a 2 de Abril deste ano, na película, fala sobre os seus antepassados, aborda a relação com a morte e com o sofrimento, revela pormenores relativos ao seu fascínio pelas mulheres e recorda ainda os dias que passou na prisão depois de ter sido detido e interrogado pela PIDE, nos anos 6
Durante o Festival Internacional de Curtas-Metragens serão entregues os prémios nas categorias de Melhor Ficção, Melhor Documentário - Prémio FIKE / Estação Imagem, Melhor Animação, Melhor Argumento, Melhor Fotografia e Melhor Representação. No que toca à melhor curta-metragem, decidida pelo júri da Federação Internacional de Cineclubes, será galardoada com o Prémio Don Quixote.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
29 31
14 12
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda