Dia Nacional do Doente com AVC assinala-se a 31 de Março
Publicado | 2019-03-29 04:26:43
 
O Dia Nacional do Doente com AVC assinala-se no próximo domingo, dia 31 de Março.
 
A Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos alertam para a actual situação em que vivem os sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), nomeadamente após a alta hospitalar.
Segundo António Conceição, presidente da associação, “é necessário mudar este paradigma de falta de preocupação com a fase pós-AVC. A continuidade e a qualidade da reabilitação devem ser encaradas, não como um mero custo para o Serviço Nacional de Saúde, mas como um investimento com retorno”.
E acrescenta: “Este é um facto que pode marcar a diferença entre ter um cidadão e contribuinte activo, ou mais um peso para a Segurança Social, com complicações de saúde crescentes, encargos acrescidos para o Estado, e diminuição da qualidade de vida.”
O Acidente Vascular Cerebral, com cerca de 25 mil episódios de internamento por ano, é a principal causa de morte, mas também o primeiro motivo de incapacidade em Portugal, atingindo todas as idades. Entre as múltiplas sequelas possíveis estão as físicas e motoras (mais visíveis), mas também as consequências na capacidade de comunicação, no campo cognitivo, psicológico, de visão, entre outros.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 22
9 9
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda