Círculo de Silêncio pelos direitos dos migrantes, hoje em Beja
Publicado | 2019-03-28 04:35:17
 
A Cáritas Diocesana de Beja realiza hoje nas Portas de Mértola o terceiro Circulo de Silêncio de 2019 em parceria com a Câmara Municipal de Beja, Rede Social, Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza, Santa Casa da Misericórdia de Beja e a associação Aris da Planície, Associação Para Apoio A Integração dos Imigrantes de Beja e a Associação Solidariedade Imigrante SOLIM de Beja.
 
Mário Guerra, da Cáritas Diocesana de Beja, explicou à Planície que “ este evento dedicado aos migrantes. A partir deste círculo de silêncio consideramos que esta é uma temática que há muito está na ordem do dia e que é da mais crucial importância para o mundo a sua reflexão mas também a intervenção humanista, dado a extensão dos fluxos migratórios, dadas as transformações sociopolíticas que têm surgido por causa deste fenómeno em muitos países.” Mário Guerra adiantou ainda que “há que combater o medo, porque tal como os portugueses no século passado emigraram à procura de uma vida melhor, e foram recebidos nos países estrangeiros, também nós agora vamos receber aqueles que nos procuram.  
A ideia de que os imigrantes representam uma ameaça económica é um mito que não tem evidência empírica. Mesmo nos anos em que o desemprego era mais alto, os portugueses emigraram e os estrangeiros entraram para trabalhar em áreas como a agricultura ou a assistência a idosos ao domicílio em regime interno, empregos indesejáveis ou mal pagos.”  
Na Diocese de Beja todos os dias chegam novos rostos, 28 mil estarão neste momento no distrito, grande parte na apanha da azeitona. Emigraram do Senegal, da Guiné-Conacri, do Paquistão, da Índia, do Nepal, entre outras nacionalidades, porque procuram melhores condições de vida uma vez que em Beja, faltam braços para a agricultura. 
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
30 34
14 13
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda