O sol dá as boas vindas à Primavera, que começa hoje
Publicado | 2019-03-20 05:02:51
 
O equinócio de primavera sinaliza o primeiro dia da primavera, o que ocorre todos os anos entre os dias 20 e 21 de Março. Este ano, ele acontece, hoje, dia 20 de Março de 2019 às 21h58.
 
Equinócio de Primavera acontece no instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projectada na esfera celeste. É exactamente nessa hora que tem início a estação da primavera.
Quando este evento acontece em Março, chama-se de equinócio de primavera, no hemisfério Norte. No hemisfério Sul, o equinócio de primavera acontece em Setembro.
A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida.
Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância.
Na primavera, é tradição também fazer-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas para que estas possam arejar depois de meses completamente fechadas durante o inverno.
As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas. 
Hoje começa a primavera.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
27 27
12 15
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda