Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher
Publicado | 2019-03-08 04:29:06
 
O ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de Março foi adoptado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objectivo lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.
 
Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos - as condições de trabalho delas eram ainda piores do que as dos homens à época.
Contrariamente a outras comemorações, este dia não foi criado com fins comerciais, embora seja tradição oferecer presentes às mulheres, principalmente flores. Este dia encontra-se ligado a várias manifestações, entre elas, as relacionadas com o  incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de Março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (a maioria judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
36 35
17 15
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda