Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher
Publicado | 2019-03-08 04:29:06
 
O ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de Março foi adoptado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objectivo lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.
 
Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos - as condições de trabalho delas eram ainda piores do que as dos homens à época.
Contrariamente a outras comemorações, este dia não foi criado com fins comerciais, embora seja tradição oferecer presentes às mulheres, principalmente flores. Este dia encontra-se ligado a várias manifestações, entre elas, as relacionadas com o  incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de Março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (a maioria judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
14 12
7 6
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda