Azinheira de Mértola recebeu prémio Árvore Portuguesa do Ano 2019
Publicado | 2019-02-13 04:27:23
 
A Azinheira Secular de Monte Barbeiro, na freguesia de Alcaria Ruiva, em Mértola, recebeu, o prémio de Árvore Portuguesa do Ano 2019.
 
O presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Rosa, sublinhou à Planície que “é muito importante que as mais-valias que o nosso território possui sejam reconhecidas. Mértola tem um conjunto muito alargado de mais-valias que têm vindo a ser reconhecidas nos últimos tempos e teve também, para grande satisfação nossa, este prémio. Já está a concorrer neste momento com outras árvores de grande porte da europa e posso dizer que já está também muito bem classificada.” 

O edil de Mértola destacou que “com este prémio ganha-se a imagem, a valorização do território, do mundo rural, do mundo natural e também do mundo cultural. Quero destacar o facto de ser uma azinheira a ganhar, uma árvore que pertence ao montado que tem vindo a regredir no Alentejo fruto de diversas questões e este prémio vem chamar a atenção para o montado. São árvores com séculos de vida e temos que as deixar para as gerações futuras.” 

Esta árvore está inserida na Zona de Protecção Especial do Vale do Guadiana, e distingue-se de outras da sua espécie pelas suas características invulgares, tais como o perímetro à altura do peito (PAP) de 3,56m, uma copa com 23,28m de diâmetro médio e uma área com cerca de 487m2 de copa. 
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
27 31
16 15
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda