Azinheira de Mértola recebeu prémio Árvore Portuguesa do Ano 2019
Publicado | 2019-02-13 04:27:23
 
A Azinheira Secular de Monte Barbeiro, na freguesia de Alcaria Ruiva, em Mértola, recebeu, o prémio de Árvore Portuguesa do Ano 2019.
 
O presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Rosa, sublinhou à Planície que “é muito importante que as mais-valias que o nosso território possui sejam reconhecidas. Mértola tem um conjunto muito alargado de mais-valias que têm vindo a ser reconhecidas nos últimos tempos e teve também, para grande satisfação nossa, este prémio. Já está a concorrer neste momento com outras árvores de grande porte da europa e posso dizer que já está também muito bem classificada.” 

O edil de Mértola destacou que “com este prémio ganha-se a imagem, a valorização do território, do mundo rural, do mundo natural e também do mundo cultural. Quero destacar o facto de ser uma azinheira a ganhar, uma árvore que pertence ao montado que tem vindo a regredir no Alentejo fruto de diversas questões e este prémio vem chamar a atenção para o montado. São árvores com séculos de vida e temos que as deixar para as gerações futuras.” 

Esta árvore está inserida na Zona de Protecção Especial do Vale do Guadiana, e distingue-se de outras da sua espécie pelas suas características invulgares, tais como o perímetro à altura do peito (PAP) de 3,56m, uma copa com 23,28m de diâmetro médio e uma área com cerca de 487m2 de copa. 
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
17 16
8 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda