Hoje tem lugar em Beja mais uma iniciativa “UM DIA COM” a convidada é Isabel Abrantes
Publicado | 2019-02-06 04:56:27
 
À semelhança do que tem vindo a acontecer, o CEBAL vai organizar hoje mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM...” tendo como convidada Isabel Abrantes, Professora Catedrática, doutorada em Biologia-Ecologia Animal, pela Universidade de Coimbra e docente no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia; Universidade de Coimbra (FCTUC).
 
A investigadora do CEBAL, Liliana Marum explicou à Planície que “o tema que vai ser abordado vai ser  à descoberta de nemátodes fitoparasitas- inimigos invisíveis das plantas.

Os nemátodes, animais geralmente microscópicos, cilíndricos e alongados, têm uma distribuição universal podendo ser encontrados em ambientes aquáticos ou no solo. Podem ser bacteriófagos, fungívoros, predadores, omnívoros e parasitas de animais ou de plantas. São muito importantes nos processos ecológicos do solo como, por exemplo, na decomposição da matéria orgânica e reciclagem de nutrientes.” Ainda segundo a investigadora, “as fitoparasitas são responsáveis por fragilizar os pinheiros e também por exemplo as batateiras, actualmente estão espalhadas por todo o continente.”
A iniciativa vai realizar-se hoje no auditório da ESE.   

O Município de Reguengos de Monsaraz aderiu ao G.I.R.A. – Grupo de Intervenção Regional no Álcool para sensibilizar a comunidade para os problemas relacionados com o consumo abusivo do álcool, no âmbito de uma estratégia integrada de promoção da saúde e de criação de hábitos de vida saudáveis. O G.I.R.A. é uma plataforma regional de entidades públicas e privadas criada pelo Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Desta forma, pretende-se envolver os vários agentes públicos e privados com intervenção directa ou indirecta no sector do álcool, nomeadamente ao nível da fiscalização, produção, comercialização, prevenção, tratamento, educação social e da saúde. A decisão de adesão da autarquia ao G.I.R.A. foi tomada por unanimidade na reunião de câmara realizada no dia 23 de Janeiro.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
22 14
9 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda