A Carta de Paris, aprovada em 4 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio, apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro.
A Planície falou Rita Teles Branco, membro da direcção do Núcleo Regional Sul da Liga contra o Cancro, que nos chamou a atenção para o facto de “ o cancro ser a doença do século. É uma doença que nos vai tocar a todos. Assim é importante falar-se da doença, e sobretudo não ter medo de fazer os rastreios. É importante prevenir e mudar as mentalidades quer no que se refere ao modo de vida quer à prevenção.” Em Portugal morrem 70 pessoas por dia com cancro, o que significa que, a cada hora que passa, 3 pessoas morrem vítimas da doença. No total, por ano são registados 25.000 óbitos. Segundo a médica, “o aparecimento do cancro deve-se em grande parte ao nosso modo de vida, à alimentação, ao tabaco, ao álcool, há que mudar os hábitos.”
Em Amareleja este dia vai assinalado com uma caminhada como disse à Planície Patrícia Granito, da organização do evento. “A caminhada é uma organização do Agrupamento de Escolas de Amareleja, com o apoio do Núcleo de Moura da Liga contra o Cancro e conta ainda com o apoio logístico da Junta de Freguesia. O percurso da caminhada tem 2,5kms, um percurso pequeno para que todos possam participar.”