Ministro da Agricultura articula medidas para a Xylella Fastidiosa com homologo espanhol
Publicado | 2019-01-24 04:26:11
 
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, participou numa reunião bilateral com o seu homólogo espanhol, Luis Planas Puchades, em Mérida, cuja agenda de trabalhos se centrou em dois temas: a defesa da fitossanidade e a Reforma da Política Agrícola Comum (PAC).
 
Relativamente às questões da fitossanidade, a principal preocupação dos Ministros é a bactéria Xylella fastidiosa, cuja presença foi recentemente detectada em plantas de lavanda em Portugal. Portugal tem já em curso o Plano de Contingência Nacional, cujo objectivo é o controlo e erradicação da bactéria, sendo que em Espanha, desde há alguns meses vêm sendo detectados alguns focos nas baleares, na região de Madrid e na região de Alicante. 

Capoulas Santos defendeu a necessidade de uma articular a estratégia de prevenção e de combate à propagação da doença, por forma a limitar ao máximo, e se possível eliminar, as possibilidades de contágio. No que se refere à Reforma da PAC, os Ministros defendem objectivos comuns, integrados num grupo do cerca de 20 Estados-Membros, que se manifestaram frontalmente contra a redução do Orçamento da PAC. O Governo português pretende manter os níveis de apoio comunitário aos agricultores. No que diz respeito ao I Pilar da PAC (pagamentos directos), a proposta da Comissão Europeia já acomodou a pretensão do Governo. Relativamente ao II Pilar (desenvolvimento rural), em que Portugal quer manter a taxa de co-financiamento e o envelope financeiro, prosseguem as negociações.

O Ministro da Agricultura participou igualmente na Cerimónia de Inauguração da XXXI edição da Feira Internacional AGROEXPO, que tem lugar em Badajoz até ao próximo dia 26 deste mês e conta com a presença de mais de 250 expositores, entre os quais se encontram representadas várias empresas portuguesas.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
35 35
16 18
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda