Aprovados pelo PDR os 58 projectos de regadio
Publicado | 2019-01-17 04:06:35
 
O Programa Nacional de Investimentos 2030 contempla «a segunda parte do programa de regadios com uma dotação prevista de mais 750 milhões de euros», disse o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos na cerimónia de lançamento do concurso para a construção do Bloco de Rega de Viana do Alentejo, integrado no Programa Nacional de Regadios e no alargamento do empreendimento do Alqueva, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa.
 
Capoulas Santos disse ainda que estão aprovados todos os projectos de regadio financiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural, num total de 58 e beneficiando «uma área na ordem dos 43 600 hectares» e envolvendo «um financiamento de 278 milhões de euros». 

Destes 58 projetos de regadio aprovados no âmbito do PDR, «quatro já estão concluídos, 19 estão em fase de projecto, um está em fase de avaliação de impacto ambiental, dois aguardam visto do Tribunal de Contas, e os outros 32 estão já em obra».

O programa de regadios é também financiado pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa em «cerca de 280 milhões de euros». O Bloco de Rega de Viana do Alentejo, financiado por esta linha, foi «o quarto lançamento de um conjunto ainda indeterminado de projectos».

Capoulas Santos sublinhou também que o presente Programa Nacional de Regadios, que vai beneficiar 100 mil hectares, envolve um investimento global de 560 milhões de euros, dos quais 222 milhões destinados à área do Alqueva.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
18 18
9 7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda