Fecho da Moura Fábrica solar: Álvaro Azedo fala em “situação dramática”
Publicado | 2019-01-09 04:10:16
 
Em 2015 a chinesa JinkoSolar, líder mundial no sector fotovoltaico, chegou a acordo com a Acciona para explorar a Moura Fabrica Solar, tendo mesmo equacionado a expansão desta unidade fabril, o que acabou por não acontecer, tendo a JinkoSolar comunicado, no decorrer do ano passado, que não tinha intenção de renovar o contrato de exploração.
 
Com o afastamento dos chineses, a ausência de um investidor e o fim da obrigatoriedade em manter a unidade a laborar, a Acciona decidiu agora avançar para o despedimento colectivo. 

O presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, em declarações à Planície salientou que “ é uma situação dramática. Estamos a falar do maior empregador privado do concelho. Eu a título pessoal desenvolvi nos últimos anos um conjunto de diligências para que esta fábrica permanecesse em laboração e entre nós. Isto que hoje vimos é um despedimento colectivo, que não desejávamos, que tentamos evitar, mas que é a realidade com a qual temos de lidar.” 

O edil mourense sublinhou ainda que “ no último ano tenho reunido com a tutela e também com os responsáveis da Acciona, e a Câmara Municipal de Moura não vai deitar a toalha ao chão, no que toca à defesa dos interesses do concelho e à tentativa de captar investimento.” 

No que se refere aos trabalhadores, Álvaro Azedo disse que “o que me foi transmitido é que a empresa ACCIONA vai cumprir todas as suas obrigações, mas temos que continuar a trabalhar com a tutela, nomeadamente com a Secretaria de Estado da Energia para que tenhamos uma solução para estes jovens que ali depositaram o seu projecto de vida e minimizar este drama. 105 postos de trabalho perdidos é de facto um drama.”

Refira-se que a Acciona mantém no entanto a exploração da Central Fotovoltaica de Amareleja, da qual é também proprietária. 
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
29 30
11 16
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda