Estas são as mudanças de preços previstas para 2019
Publicado | 2019-01-01 08:47:38
 
Rendas, portagens e transportes estão entre os bens e serviços cujo preço vai aumentar em Janeiro, podendo ainda haver mais subidas em 2019, mas haverá uma descida da electricidade de 3,5% no mercado regulado .
 
As bebidas não alcoólicas com mais açúcar irão também ser penalizadas em 2019, com o Orçamento do Estado (OE) a colocar mais taxas nestes produtos, de acordo com o teor de açúcar que contêm. O tabaco também sobe e pode chegar a custar mais 10 cêntimos por maço.

O valor das rendas deverá aumentar 1,15% em 2019, as tarifas de electricidade no mercado regulado descem 3,5% para os consumidores domésticos a partir de 01 de Janeiro, anunciou na segunda-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Os preços das portagens nas auto-estradas aumentam 0,88% em Janeiro. Os transportes públicos deverão aumentar 1,14% segundo uma informação publicada no 'site' da Autoridade Metropolitana de Transportes.

As taxas de Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único Circulação (IUC) devem subir em média 1,3% em 2019, mas descem nos automóveis menos poluentes.

O aumento do Imposto sobre o Tabaco (IT) previsto OE pode significar uma subida de cerca de 10 cêntimos no maço de cigarros. A subida de tributação sobre as bebidas não alcoólicas com mais açúcar vai fazer aumentar 

Telecomunicações
A Nos e a Meo já anunciaram que iriam aumentar os preços das telecomunicações em 2019, para acompanhar a actualização da inflação. A Vodafone não decidiu.

O preço do leite deverá manter-se em 2019, apesar de a escassez de alimentação para os animais poder ter alguma influência a longo prazo.

Pão - O preço do pão poderá subir em 2019, acompanhando o aumento do salário mínimo e do valor da matéria-prima.
Gás - As tarifas transitórias do gás natural não sofrem hoje quaisquer alterações, uma vez que actualização tarifária só acontece a 01 de Julho para os consumidores que se mantêm no mercado regulado.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 17
7 10
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda