Estas são as mudanças de preços previstas para 2019
Publicado | 2019-01-01 08:47:38
 
Rendas, portagens e transportes estão entre os bens e serviços cujo preço vai aumentar em Janeiro, podendo ainda haver mais subidas em 2019, mas haverá uma descida da electricidade de 3,5% no mercado regulado .
 
As bebidas não alcoólicas com mais açúcar irão também ser penalizadas em 2019, com o Orçamento do Estado (OE) a colocar mais taxas nestes produtos, de acordo com o teor de açúcar que contêm. O tabaco também sobe e pode chegar a custar mais 10 cêntimos por maço.

O valor das rendas deverá aumentar 1,15% em 2019, as tarifas de electricidade no mercado regulado descem 3,5% para os consumidores domésticos a partir de 01 de Janeiro, anunciou na segunda-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Os preços das portagens nas auto-estradas aumentam 0,88% em Janeiro. Os transportes públicos deverão aumentar 1,14% segundo uma informação publicada no 'site' da Autoridade Metropolitana de Transportes.

As taxas de Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único Circulação (IUC) devem subir em média 1,3% em 2019, mas descem nos automóveis menos poluentes.

O aumento do Imposto sobre o Tabaco (IT) previsto OE pode significar uma subida de cerca de 10 cêntimos no maço de cigarros. A subida de tributação sobre as bebidas não alcoólicas com mais açúcar vai fazer aumentar 

Telecomunicações
A Nos e a Meo já anunciaram que iriam aumentar os preços das telecomunicações em 2019, para acompanhar a actualização da inflação. A Vodafone não decidiu.

O preço do leite deverá manter-se em 2019, apesar de a escassez de alimentação para os animais poder ter alguma influência a longo prazo.

Pão - O preço do pão poderá subir em 2019, acompanhando o aumento do salário mínimo e do valor da matéria-prima.
Gás - As tarifas transitórias do gás natural não sofrem hoje quaisquer alterações, uma vez que actualização tarifária só acontece a 01 de Julho para os consumidores que se mantêm no mercado regulado.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
29 30
11 16
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda