Factura da electricidade baixa em 2019
Publicado | 2018-12-26 04:52:27
 
Segundo informação do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes a factura da electricidade vai baixar em 2019 para todos os portugueses e não apenas para os consumidores do mercado regulado, num valor correspondente a 1,5 euros mensais.
 
No final de uma conferência sobre eficiência energética e hídrica organizada pela Agência para a Energia, que decorreu em Lisboa, Matos Fernandes referiu que a redução do valor pago pela energia eléctrica resulta da diminuição de quase 17% da tarifa de acesso a rede e que vai beneficiar os seis milhões de contractos existentes.

O governante adiantou que «Destes seis milhões, cerca de um milhão estão no mercado regulado e esses são aqueles para os quais a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) fixa a tarifa», que irá baixar 3,5 %. Quanto aos outros cinco milhões de contractos, o Ministro referiu que a percentagem não será muito diferente, ainda que não possa ser tão rigoroso na fixação desse valor.

A ERSE anunciou que as tarifas de electricidade no mercado regulado vão descer 3,5% para os consumidores domésticos a partir de 1 de Janeiro. Os preços da electricidade para as famílias que estão em mercado regulado descem assim pelo segundo ano consecutivo.

Esta redução de 3,5% representa uma diminuição de 1,58 euros para uma factura mensal de 45,1 euros, de acordo com as contas divulgadas pelo regulador. Nas regiões autónomas dos Açores e Madeira a redução é de 0,6%.

Também os consumidores com tarifa social beneficiarão de um desconto de 33,8%, sobre as tarifas de venda a clientes finais. Para aqueles, prevê-se uma redução na factura média mensal de electricidade de 13,67 euros, tendo em conta uma factura média mensal de 26,8 euros. Este valor integra também a aplicação do desconto social mensal de 13,67 euros.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
37 35
20 18
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda