Este portal independente, que para além de pacotes de telecomunicações também permite simular vários produtos bancários, nomeadamente crédito habitação, revela pela primeira vez quais as diferenças, em termos proporcionais, nas preferências em relação aos serviços de telecomunicações nos diferentes distritos. Beja surge em destaque em vários parâmetros.
A finalidade menos preferida dos portugueses é o “Streaming de Música”, existindo vários distritos com valores próximos de 0%. É em Beja (2,4%), Faro (1,6%) e Aveiro (1,4%) que este tipo de utilização tem mais adeptos.
No que à utilização da internet diz respeito, conclui-se que é em Setúbal (83,6%) e Faro (83,8%) que a finalidade de “Navegação e Redes Sociais” apresenta uma preponderância mais reduzida. Estes números contrastam com Portalegre (96,1%), o distrito em que esta finalidade assume maior predominância.
Por sua vez, é nas regiões de Vila Real (9,8%) e Setúbal (9,2%) que o uso da internet para “Streaming de Filmes e Séries” mais se evidencia. Desta feita, é em Portalegre (2,5%) que este tipo de utilização menos se destaca.
Já Guarda (7,7%), Aveiro (7,2%), Faro (7,2%) e Porto (7%) são os distritos em que existe um maior número de consumidores que afirma utilizar a internet para “Jogar Online”. Por outro lado, são os portalegrenses os que menos se manifestaram (1,4%) sobre este tipo de utilização.