Balanço do primeiro ano de mandato: União das freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração
Publicado | 2018-11-06 18:23:30
 
A Lei n.º 11-A/2013 de 28 de Janeiro intitulada de “Reorganização administrativa do território das freguesias” extinguiu a freguesia de Santo Aleixo da Restauração no Concelho de Moura e integrou o seu território na nova freguesia criada e denominada União das Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração.
 
Santo Aleixo da Restauração é a localidade que mais dista da sede do concelho (cerca de 27 Km) e faz fronteira com Espanha. 

União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração tem 237,20 km² de área onde se inclui a herdade da Contenda e 1 871 habitantes segundo os censos de 2011. 

Francisco Candeias é o presidente da União de Freguesias, eleito pelo Partido Socialista e em entrevista à Planície sublinhou o facto de ter sido um ano com muitas dificuldades. “Foi um ano muito complicado, de aprendizagem, para a Câmara Municipal que é o nosso principal parceiro, também foi um ano de aprendizagem. Espero que melhore nos próximos tempos porque já temos mais experiência.” 

Para o autarca a falta de tempo é outro dos factores que complica as coisas. “Tanto eu como os meus colegas do executivo trabalhamos e com duas freguesias só com muita boa vontade e sacrifício, é que temos conseguido fazer alguma coisa, pouco, mas esperamos que para o ano seja melhor.” 

Sobre os maiores problemas que afectam as freguesias, Francisco Candeias, salienta o problema da água. “Nós em Safara, temos um problema com o abastecimento de água, mas não se pode avançar grande coisa porque não há verba para fazer melhorias. Vai-se colocar um descalcificador em Safara que dá para as duas freguesias que pode minimizar a questão do calcário.” 

No que se refere a projectos a curto prazo o presidente da união acrescentou que está prevista a remodelação do Jardim das Ameias em Safara e o arranjo de 1 ou 2 ruas em Santo Aleixo. É o possível.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
10 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda