Hoje a Terra vai tremer
Publicado | 2018-11-04 17:13:52
 
Hoje, às 11h05, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) volta a propor aos Cidadãos a participação no Exercício de Sensibilização para o Risco Sísmico “A TERRA TREME”.
 
Jorge Dias, da Divisão de Comunicação e Sensibilização da ANPC, explicou à Planície que “tratar-se de um exercício nacional organizado todos os anos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), em parceria com a Direcção-Geral da Educação (DGE) e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).”

O Exercício “A TERRA TREME” visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de Sismo. Saber o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoprotecção a adoptar, é pois a finalidade desta jornada que propomos a todos os Cidadãos.

A acção desenrola-se durante 1 minuto, no decurso do qual todos os Cidadãos, de forma individual ou colectiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que estejam no dia 5 de Novembro, às 11h05, devem executar os 3 gestos de autoprotecção: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR, considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para nos protegermos no caso de um sismo.

Este ano, o Exercício coincide com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, fenómeno muito associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme. Ano após ano, este Exercício tem registado um número crescente de participantes, o que demonstra a cada vez maior tomada de consciência das pessoas com a sua segurança e a necessidade de se auto protegerem face aos perigos naturais.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
19 20
12 10
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda