Hoje a Terra vai tremer
Publicado | 2018-11-04 17:13:52
 
Hoje, às 11h05, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) volta a propor aos Cidadãos a participação no Exercício de Sensibilização para o Risco Sísmico “A TERRA TREME”.
 
Jorge Dias, da Divisão de Comunicação e Sensibilização da ANPC, explicou à Planície que “tratar-se de um exercício nacional organizado todos os anos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), em parceria com a Direcção-Geral da Educação (DGE) e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).”

O Exercício “A TERRA TREME” visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de Sismo. Saber o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoprotecção a adoptar, é pois a finalidade desta jornada que propomos a todos os Cidadãos.

A acção desenrola-se durante 1 minuto, no decurso do qual todos os Cidadãos, de forma individual ou colectiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que estejam no dia 5 de Novembro, às 11h05, devem executar os 3 gestos de autoprotecção: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR, considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para nos protegermos no caso de um sismo.

Este ano, o Exercício coincide com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, fenómeno muito associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme. Ano após ano, este Exercício tem registado um número crescente de participantes, o que demonstra a cada vez maior tomada de consciência das pessoas com a sua segurança e a necessidade de se auto protegerem face aos perigos naturais.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 17
7 10
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda