Metade da população com diabetes também sofre de hipertensão
Publicado | 2015-05-19 04:17:40
 
Metade da população com diabetes também sofre de hipertensão A probabilidade de aparecimento da hipertensão é cerca de duas vezes maior nos diabéticos do que na população em geral.
 
Estima-se que cerca de metade da população com diabetes também sofra de hipertensão, precisando de acompanhamento médico para as duas doenças. No entanto, os portugueses desvalorizam e desconhecem esta relação, conforme a última sondagem “O que sabem os portugueses sobre a diabetes”, na qual a hipertensão não foi apontada como uma complicação da Diabetes, apesar dos últimos estudos realizados no nosso país, em diabéticos que frequentavam consulta especializada, terem comprovado que 62,5% dos inquiridos sofriam também de hipertensão. Segundo os especialistas, este desconhecimento pode ser explicado pelo momento do diagnóstico da doença, estima-se que cerca de 175 milhões de diabéticos estejam ainda por diagnosticar e, quando a descobrem, já são hipertensos, não associando as doenças.
A relação inversa também pode acontecer, ou seja, a hipertensão pode ser um factor de risco importante para o surgimento de diabetes tipo 2. As causas de ambas as doenças são intimamente relacionadas, logo, o que potencia o aparecimento da pressão alta pode também ocasionar a diabetes. Os últimos estudos revelam que, no momento de aparecimento da diabetes, 39% dos diabéticos já são hipertensos.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
13 16
3 5
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda