Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama
Publicado | 2018-10-30 05:51:48
 
OUTUBRO ROSA: O mês de Outubro é assinalado por duas efemérides; a 15 assinalou-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e 30 Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama. Durante o mês de Outubro por todo o mundo realizam-se campanhas e acções de sensibilização.
 

Também em Portugal têm sido realizadas acções de âmbito nacional com muito impacto na população, como por exemplo em simultâneo Lisboa, Porto, Coimbra, Açores e Madeira, em 2015 os motoristas dos principais transportes públicos vestiram-se de cor rosa e em 2017 os jogadores de futebol e árbitros entraram em campo com a T-shirt rosa.

Anualmente em Portugal surgem cerca de 7.000 novos casos de cancro de mama, cada caso é um caso e o tratamento não é igual para todos os doentes, porque existem diferentes tipos de cancro da mama.

Há 35 anos em Lisboa foi inaugurado o VENCER E VIVER pela Henriette Almeida Lima, que depois de ter tido cancro de mama começou a procurar apoio e encontrou a nível internacional. Com o apoio do professor Gentil Martins deu os passos essenciais para a criação de um grupo Reach to Recovery no âmbito da LPCC.

A primeira delegação do Vencer e Viver foi criada em 1990. Neste momento no Núcleo Regional do Sul existem 12 onde a delegação de Moura se inclui. Desde então crescemos muito, somos cerca de 60 voluntárias.

O VENCER E VIVER da delegação de Moura é o movimento que dá apoio emocional e material a todas as mulheres que recebem um diagnóstico de cancro de mama, disponibilizando materiais como por exemplo, próteses mamárias, soutiens  e outros, que podem ser adquiridos ou em casos de insuficiência económica comprovada esses materiais são disponibilizados gratuitamente.

Seguindo o lema deste ano em que é: “A PREVENÇÃO TOCA A TODOS” , queremos lembrar  que para se prevenir a doença deveremos:

- Ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico regular.

- Estar atento e conhecer o que é normal no seu corpo.

- Ir ao médico em caso de dúvida.

- Participar no Rastreio do Cancro da Mama.

O VENCER E VIVER de Moura seguindo o lema promoveu uma caminhada na freguesia de Safara que contou com cerca de mil participantes.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
10 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda