Ministro da Agricultura salienta a importância do Perímetro de Rega de Alqueva e o novo bloco de rega
Publicado | 2018-09-11 10:16:40
 
O Perímetro de Rega de Alqueva vai ter um novo Bloco de Rega, situado no concelho de Moura.
 
A nova estrutura vai beneficiar 10.000 hectares junto às povoações de Amareleja, Estrela, Moura e Póvoa e representa um investimento público que ultrapassa os 36 milhões de euros. O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos em entrevista à Planície explicou a importância deste projecto para a região.

“Este empreendimento abrange zonas de pequena e de grande propriedade, actualmente ocupadas maioritariamente com olival tradicional e vinha, que serão percorridas por um circuito hidráulico principal com cerca de 15 km de extensão. Este projecto inclui uma estação elevatória e dois reservatórios que vão abastecer a rede de rega, que se estende por 130 km. Está prevista a instalação de uma central fotovoltaica na albufeira de Alqueva, que compensará o acréscimo de energia consumida na estação elevatória associada.” 

Capoulas Santos recordou que “em 2015, o regadio a partir de Alqueva atingiu os 120.000 hectares e foi dado como concluído pelo Executivo anterior, sem que tivesse sido feito qualquer esforço para aproveitar melhor a água disponível. Para este Governo, o regadio é uma prioridade, pelo que foi aprovado um Programa Nacional de Regadios, um instrumento que envolve um investimento público de 560 milhões de euros a concretizar até 2023 e que significará um aumento da área de regadio em todo o país de mais cerca de 100 mil hectares”. 

Em relação à Rede Natura, que absorve cerca de 65% da área do concelho, o Ministro deixa no ar que até 2023, data em que a obra irá estar concluída é possível encontrar alguma forma de se resolver algumas situações com o Ministério do Ambiente.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
36 36
21 20
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda