Museu Municipal de Arqueologia de Serpa em destaque na RTP2
Publicado | 2018-09-07 04:24:35
 
Serpa recebeu a visita de uma equipa de filmagens ligada à produção do programa da RTP2 "A Fé dos Homens".
 
Os conteúdos abordados referem-se à presença de vestígios Paleocristãos presentes no Museu Municipal de Arqueologia, como sublinhou à Planície a Vereadora da Câmara Municipal de Serpa, Odete Borralho.

Mereceu especial destaque o Pé de Altar da Herdade da Abóboda (Vila Nova de São Bento), e o conjunto arqueológico da Igreja de São Jorge, em Vila Verde de Ficalho, onde se encontra uma basílica deste período.

A emissão será transmitida na RTP2 no próximo Domingo dia 9 de Setembro, no âmbito do programa "Caminhos", da responsabilidade da Igreja Ortodoxa de Portugal e contou com a presença do Arcebispo Theodoro.

Também foram filmados conteúdos para os tempos de antena das comunidades islâmica e judaica, em que se fez referência aos vestígios arqueológicos de época islâmica no museu, como o molde para amuletos com inscrição árabe, proveniente do sítio Zambujeiro 1, em Pias, ou a muralha de taipa que pode ser observada num nicho sob a Torre da Horta no castelo de Serpa. Em relação à presença judaica em Serpa foi destacada a importância do documento recentemente apresentado na exposição itinerante "Escrita no Baixo Alentejo: das origens aos nossos dias", organizada pela Rede de Museus do Baixo Alentejo e pela Cimbal, e que refere o processo de arrematação e venda da Sinagoga e açougue da judiaria de Serpa. 
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
35 33
20 20
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda