Beja vai estar presente na Festa do Avante
Publicado | 2018-09-06 04:52:35
 
À semelhança das edições anteriores, Beja prepara a sua participação na 42ª edição da Festa do Avante, integrada no espaço Alentejo.
 
“Com uma presença representativa nas mais variadas vertentes, sublinha-se em termos políticos o centenário da luta dos trabalhadores pela conquista das 8 horas de trabalho e as propostas do PCP para o desenvolvimento Regional, com a realização no domingo pelas 11.00 horas, no Palco Alentejo, de um debate subordinado ao tema ‘DESENVOLVER O ALENTEJO – CONSTRUIR O FUTURO’.

Ainda no Palco Alentejo, às 15.30 momento para um espaço de solidariedade com o povo brasileiro sob o lema: Brasil – Lutar pela democracia!”, como disse à Planicie Miguel Ramalho da DORBE.
Em termos culturais a representação do distrito está este ano a cargo do Duo F&L, música popular, de Vila Verde de Ficalho, do Grupo Coral Raízes do Cante de Cuba e do Grupo Coral e Instrumental ‘Os Vilafradenses’, de Vila de Frades, que actuarão no Palco Alentejo, marcando ainda presença na Festa, no domingo, o Grupo de Percussão Rufar e Bombar, de Beja. Miguel Ramalho sublinhou ainda a gastronomia, “o Restaurante vai servir o tradicional ensopado de borrego, a carne de porco à alentejana; no Bar os petiscos e outros produtos regionais (carne do alguidar, cachola frita, queijinhos, entre outros produtos); na Cafetaria realce para a doçaria tradicional entre outra oferta diversificada e no espaço de produtos regionais os queijos, os enchidos, o pão alentejano, entre outros produtos.

O artesanato, proveniente de diversos concelhos do distrito nomeadamente os cestos de palhinha de Odivelas, barros e loiças pintadas de Beja, bonecos de barro de Vidigueira marca presença no espaço que promove e divulga a riqueza do artesanato da região.

Tintos, brancos ou rosés, os vinhos do distrito, com destaque para os vinhos de Pias, Vidigueira e Beja são parte integrante de uma selecção dos melhores vinhos do Alentejo disponíveis aos visitantes em espaço próprio destinado aos mesmos, a Garrafeira do Alentejo.”

Para ir à Festa pode optar-se pelo transporte colectivo, estando a ser organizadas excursões a partir de vários concelhos do distrito.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 20
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda