Os besteiros do Conto na Nora em Serpa a partir de hoje
Publicado | 2018-08-17 04:29:54
 
No âmbito da Feira Histórica de Serpa, que tem lugar este fim-de-semana (17, 18 e 19 de agosto), durante três dias, realizam-se no espaço Nora, várias palestras sobre o tema central do certame: Os Besteiros do Conto.
 
Para hoje, dia 17, o orador convidado é Leandro Ferreira, que trará à Nora uma palestra intitulada “Os Besteiros do Conto: Criação, organização, recrutamento e intervenção nos teatros de operações (1299-1498)”.

Seguidamente, a análise será centrada na cadeia de comando, no recrutamento e na prática da guerra, tentando perceber o modo como estes homens comuns (sapateiros, alfaiates, ferreiros, carpinteiros) se transformaram numa peça central da organização militar portuguesa.
Miguel Gomes Martins é o convidado que, no sábado, dia 18, terá entre mãos o tema “Os Besteiros do Conto de Serpa. Das origens a inícios do século XV”. A ligação dos Besteiros do Conto de Serpa (a primeira milícia criada em finais do século XIII por D. Dinis) à fundação dos Besteiros do Conto, o momento e em que contexto se dá a fundação dos Besteiros do Conto, e entender porque surgem primeiro em Serpa, serão algumas das questões a que se procurará dar resposta. 

No último dia, o espaço Nora recebe Pedro Santana, presidente da Associação Portuguesa de Recriação Histórica (APRH), membro fundador do Ofício Bélico e da Associação Portuguesa para a Preservação e Estudo de Armas Históricas (APPEAH), que apresentará o tema “Da criação dos Besteiros do Conto por El Rei D. Dinis até à criação dos Arcabuzeiros do Conto por El Rei D. Manuel I”. Uma intervenção sobre a recriação histórica, os recriadores, características, vantagens e limitações na perspectiva das pessoas, equipamentos, actividades e locais. Será discutida a prática da recriação histórica da Associação Portuguesa de Recriação Histórica (APRH). A palestra terá como fio condutor da narrativa a evolução tecnológica das bestas para narrar o percurso dos besteiros desde o século XIII ao XVI. 
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 20
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda