«Adega Ribafreixo» de Vidigueira produz vinhos vegan
Publicado | 2018-07-27 10:39:32
 
O estilo de vida Vegan está na ordem do dia um pouco por todo o mundo, em alguns países mais do que outros, mas em traços gerais tem vindo a ganhar seguidores cada vez mais em Portugal.
 
Um indivíduo vegan exclui da sua vida (alimentar e não só) tudo aquilo que seja proveniente de uma possível exploração da vida animal. A alimentação é talvez o elemento mais conhecido, dado que é sabido que estas pessoas não consomem qualquer tipo de carne, peixe, ovos, mas o conceito é bem mais abrangente, quando falamos, por exemplo, na exclusão total de cosméticos que tenham sido testados em animais.

No que diz respeito ao vinho a Ribafreixo Wines, empresa sediada na Vidigueira, adoptou por completo o conceito Vegan-Friendly na produção dos seus vinhos.

Cátia Fonseca, directora de comunicação da adega, em declarações à Planície, explica o processo da produção, destacando, “uma das etapas que envolve a vinificação de um vinho que é o processo de clarificação – que basicamente consiste na separação do mosto das partículas sólidas que ainda persistem a fim de clarificar/filtrar o líquido - normalmente recorre-se, por exemplo, à adição de gelatinas de origem animal (como, por exemplo a de porco) à cola de peixe ou à clara de ovo para que este processo ocorra mais rapidamente.”

A mesma refere que “a Ribafreixo, ciente dessa realidade, opta, nesse processo, apenas por utilizar elementos alternativos, de origem mineral e/ou vegetal. Desta forma, não recorrendo a quaisquer ingredientes de origem animal ou derivados, assume o compromisso total para com o cliente Vegan, que ao consumir todos os vinhos deste produtor não estará a fugir ao conceito e ao estilo de vida em que acredita.”
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
35 33
20 20
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda