«Contenda Natur» e evento náutico dois projectos para desenvolvimento turístico do concelho
Publicado | 2018-07-24 04:49:20
 
No Salão Nobre da Câmara Municipal de Moura, teve lugar ontem a assinatura do financiamento do projecto “Contenda Natur”, no valor de cerca de 373 mil euros, bem como o Calendário Anual de Eventos 2018, da E.R.T. Alentejo/Ribatejo.
 
A cerimónia contou com a presença do Presidente do município, Álvaro Azedo, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva e outras entidades e individualidades ligadas ao turismo e à região.

Ana Mendes Godinho, que em entrevista à Planície salientou o investimento que se está a fazer no país, e, principalmente nesta região, apontando como exemplo o financiamento do “Contenda Natur” e o evento náutico a ter lugar no paredão de Alqueva. Ana Mendes Godinho deixou ainda, a esperança que haja mais projectos a concurso, tendo em atenção que foi lançado um novo aviso do programa “Valorizar” que irá terminar em Setembro, para enoturismo, gastronomia, rotas culturais, património, turismo equestre ou turismo militar.

O presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, em entrevista à Planície, destacou a importância do projecto “Contenda Natur” para a região, assim como o aproveitamento de Alqueva, apontando ainda a necessidade de melhorar as acessibilidades. Ceia da Silva acrescentou também que Moura vai ser palco de uma prova náutica a realizar junto ao paredão de Alqueva, que está inserida no projecto “Calendário Anual de Eventos – Alentejo e Ribatejo 2018”. Este projecto promovido pela Turismo do Alentejo, teve o contrato de financiamento assinado na Câmara Municipal de Moura durante a cerimónia da assinatura do financiamento do “Contenda Natur”.  

O vereador da Câmara Municipal de Moura, Manuel Bio, explicou à Planície que o “Contenda Natur” é um sucesso para a autarquia, até porque foi desenvolvido em Moura, por técnicos da autarquia. “Em 8 meses conseguimos desenvolver todo o projecto e candidatá-lo. Esperamos até 2019 concretizar todas as obras, para se poder aproveitar a época de caça. Por outro lado tivemos a felicidade de termos o apoio para o evento de turismo náutico, que é constituído por uma regata de vela, que irá atrair muita gente a esta zona de Alqueva. Faz parte da estratégia da câmara o desenvolvimento do turismo náutico e de lazer”.

Recordamos que o Programa “Valorizar”, com um incentivo superior a 1,2 milhões de euros, apoiou ontem, três projectos no Alentejo: o calendário anual de eventos do Alentejo e Ribatejo, o Plano Integrado de Desenvolvimento Turístico da Herdade da Contenda e a implementação de rede Wi-Fi em 14 concelhos. O momento foi formalizado pelo Turismo de Portugal durante a visita, à região, da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que depois de passar por Moura, seguiu viagem até ao concelho de Vidigueira onde visitou o projecto de enoturismo promovido pela Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito. 

Refira-se ainda que no calendário de eventos inclui-se a Rota Lusitana-Concurso de Alter do Chão, a Festa Mundial da Animação (Portalegre), o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, o Torneio SB20 Alqueva (Moura) e o Festival B (Beja), promovidos pela Turismo do Alentejo ERT.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 20
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda