Programa «abem - Rede Solidária do Medicamento» com retorno social de 6,9 milhões
Publicado | 2018-07-18 04:21:29
 
O programa ABEM, comemorou o segundo aniversário, através da promoção de uma iniciativa solidária em Oleiros, onde esteve presente o presidente da autarquia mourense, Álvaro Azedo.
 
Desde Março deste ano que o programa se encontra disponível em todo o concelho de Moura, tendo já sido entregues cartões a 12 famílias, num total de 18 pessoas a usufruir deste apoio. O Edil mourense, sublinhou à Planície a importância de se ajudar as pessoas que se encontram em dificuldades económicas, muitas das vezes nem conseguem ter dinheiro para os medicamentos que necessitam. Salienta ainda, que este é o papel da autarquia, ajudar os que mais necessitam.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projecto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objectivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado. 

Álvaro Azedo explicou que o “abem” assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao “Cartão abem”, bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co-comparticipação de medicamentos dentro do Programa. Ao abrigo do programa, que teve início em 25 de Maio de 2016, foram dispensados, até 30 de Junho deste ano, perto de 88 mil medicamentos prescritos a mais de 2.500 famílias de 80 concelhos portugueses. O investimento necessário para implementar o programa ultrapassou os 892 mil euros e o retorno social foi de 6,9 milhões de euros.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 14
10 8
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda