Forças políticas do Distrito de Beja manifestam-se contra o Projecto Nacional de Investimento 2030 passar ao lado da região
Publicado | 2018-06-26 04:42:54
 
O Projecto Nacional de Investimento 2030 apresentado recentemente pelo Governo, não abrange o Baixo Alentejo, o que provocou várias reacções no Distrito de Beja, mais uma vez colocado à parte dos investimentos.
 
Para o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, é inaceitável a exclusão inicial da modernização ferroviária do troço Beja – Casa Branca.

O deputado socialista questiona o Governo sobre se está o mesmo aberto a proceder a uma redefinição dos projectos no âmbito da discussão pública que está a decorrer, integrando a modernização ferroviária do troço entre Beja e Casa Branca no elenco de investimentos para o médio e o longo prazo.

O Grupo Parlamentar do PCP, pela voz do deputado eleito por Beja, João Dias, vai mais longe, para além da ligação ferroviária, aponta também a necessidade de investimentos na vias rodoviárias, sobretudo no que o Plano Rodoviário

Nacional classificou como IP8, entre Sines e Vila Verde de Ficalho em perfil de auto-estrada. Também interrogou o Governo sobre o facto de não estar aberto o troço da A26 entre o nó de Grândola Sul e Santa Margarida do Sado.

A Câmara Municipal de Serpa também se manifestou contra o facto da electrificação da linha Casa Branca/ Beja não estar mais uma vez incluída no Plano de Investimentos do Governo e volta a defender a importância da modernização desta via de comunicação para a região, como uma das principais acessibilidades ao aeroporto de Beja, bem como a conclusão do IP8 até Vila Verde de Ficalho, condições fundamentais para o sucesso do mesmo.

Recordamos que o PNI define as prioridades dos investimentos infraestruturais estratégicos, de médio e longo prazo, nos sectores da mobilidade e transportes, ambiente e energia, plano esse que volta a deixar o distrito de Beja e toda a região, de fora, esquecendo as reivindicações das populações.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
32 29
14 14
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda