Parque Natural do Vale do Guadiana já alberga 7 Linces Ibéricos
Publicado | 2015-05-04 00:06:05
 
Segundo um comunicado do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), foram reintroduzidos mais dois Linces Ibéricos no Parque Natural do Vale do Guadiano, estando lá actualmente 7 exemplares.
 

O período de aclimatação decorre numa área sem indícios de presença de lince, permitindo aos animais adaptarem-se à vida na natureza, dando-lhes liberdade para explorar, ao seu ritmo, o novo habitat e assim criarem condições de sucesso para a sua integração na natureza.

Os dados da monitorização revelaram comportamentos padrão equivalentes aos de animais em liberdade, indicando as condições e competências necessárias para a adaptação à vida na natureza em total liberdade. Durante o período de permanência no cercado de solta branda os linces demonstraram os comportamentos desejados: caçaram, utilizaram os abrigos criados no local e interagiram regularmente entre si, revelando-se aptos a enfrentar os desafios da natureza. Cumpre-se, assim, o propósito do programa de Reintrodução do Lince Ibérico, para o qual a colaboração da população residente no Parque Natural do Vale Guadiana se torna fundamental. Os linces continuarão a ser monitorizados pelo ICNF, através do sinal da coleira.

Recordamos que um dos linces libertado há alguns meses foi encontrado morto devido a envenenamento.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
35 36
15 17
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda