EDIA vai requalificar zona envolvente de Alqueva
Publicado | 2018-05-22 04:41:14
 
A EDIA assinou ontem, dia 21 de Maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Beja, o Contrato de Financiamento para o desenvolvimento da candidatura apresentada ao Turismo de Portugal, integrada na Linha de Apoio à Valorização do Interior do Programa VALORIZAR, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
 
O projecto, pretende estruturar os recursos e os equipamentos da EDIA de forma integrada, valorizando a oferta que já hoje existe em redor da albufeira de Alqueva, nomeadamente, a zona envolvente da barragem e o seu lago, o Centro de Interpretação - CIAL, o Museu da Luz e o Parque de Noudar, assente em três premissas exclusivas deste território, nomeadamente a água, a natureza e a cultura.

Este projecto, para além da interligação destes activos da EDIA, irá requalificar toda a zona envolvente da Barragem de Alqueva, com especial destaque para a Marina de Alqueva. No coroamento haverá intervenções ao nível paisagístico, com a colocação de mobiliário urbano, sinalética e informação, uma zona de selfies e uma zona de observação equipada com binóculos.

Um trilho ligará o coroamento ao monumento de Alqueva, também ele a requalificar, e daí até à estrada de acesso à Marina, onde serão instalados equipamentos de apoio, sanitários públicos, cafetaria, estacionamento e zona de lazer. Neste espaço serão igualmente instalados dois pontos de carregamento de automóveis eléctricos.
José Salema, Presidente da EDIA, explicou ainda à Planície que as intervenções a realizar pretendem dar uma nova dinâmica ao espaço conferindo-lhe melhores condições para receber os visitantes.

Em simultâneo, será desenvolvida uma aplicação que permite, num modelo de gestão integrada, a navegabilidade no Grande Lago de Alqueva com simulação de várias cotas, marcando pontos de interesse existentes na sua envolvente, uma visita guiada aos equipamentos existentes no território – CIAL, Noudar e Museu da Luz, a identificação e informação sobre recursos submersos, entre outros.

Nesta cerimónia foi igualmente assinado o Contrato para a criação do Parque Fluvial na albufeira de Cinco Reis, resultante da parceria entre a EDIA e a Câmara Municipal de Beja.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
32 29
14 14
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda