Nilza de Sena questiona falta de resposta do Governo à transferência para Beja de esquadra da FAP
Publicado | 2018-05-21 04:35:01
 
Em virtude da implementação da solução de desdobramento aeroportuário para Lisboa, denominada “Portela + 1”, negociada entre o Estado Português e a ANA - Aeroportos de Portugal, será necessário alterar o dispositivo da FAP - Força Aérea Portuguesa, na Base Aérea n.º 6, do Montijo, já que, a operação conjunta civil e militar, terá implicações lesivas para a sua operacionalidade e das suas missões inerentes à Defesa Nacional.
 
De acordo com várias notícias vindas a público, a FAP terá já entregue duas propostas ao Ministro da Defesa para a mudança de parte das esquadras que se encontram na Base do Montijo, para as Bases Aéreas de Sintra e Beja, na sequência da decisão da construção do novo aeroporto civil. Esta proposta aguarda ainda resposta do gabinete do Ministro da Defesa Nacional.

A FAP já veio alertar para os atrasos na execução do plano que apresentou à tutela para a retirada das suas esquadras do Montijo. Segundo o PSD este plano estará no Gabinete do Ministro da Defesa Nacional há alguns meses e ainda não foi tomada qualquer decisão.
A FAP considera que, a falta desta decisão, bem como a consequente aprovação em Conselho de Ministros, irá atrasar a sua saída do Montijo por não terem sido realizadas as obras nas novas bases onde ficarão estacionadas as esquadras que serão deslocadas.

Niza de Sena, Deputada do PSD eleita por Beja, mostra-se surpreendida com o facto de ainda não haver uma resposta do Governo, até tendo em conta que a qualidade da infraestrutura aérea da BA11, em Beja e o seu presente subaproveitamento. A Deputada do PSD questionou por isso o Ministro da Defesa sobre a passagem das esquadras 502 (C-295M) e 101 (instrução) e até mesmo a própria Academia da Força Aérea para Beja.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 20
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda