«História da Escrita no Baixo Alentejo» no Museu Municipal de Moura
Publicado | 2018-05-08 04:30:34
 
A Câmara Municipal de Moura inaugura esta terça-feira, 8 de Maio, na ala de exposições temporárias do Museu Municipal a exposição “História da Escrita no Baixo Alentejo”.
 
A mostra é uma iniciativa da Rede de Museus do Baixo Alentejo, que integra a CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, e pretende mostrar a evolução da escrita, neste território, ao longo da História. A exposição, que tem um carácter itinerante, passando por todos os municípios da CIMBAL, pretende divulgar as colecções dos museus que compõem a rede.

Estão patentes peças, documentos e registos descobertos no Baixo Alentejo, alusivos à evolução da escrita, desde a Idade do Ferro, visto que é dessa época que se supõem ser os primeiros vestígios da escrita do Sudoeste, até aos nossos dias.

O Município de Moura participa com a réplica de uma peça, única em território português, que alude à construção do minarete da mesquita. Trata-se de uma inscrição do século XI, e que está originalmente situada no Castelo de Moura, junto a uma fonte.

Lurdes Balola, Vereadora da Câmara Municipal de Moura, disse à Planície que esta é uma mostra itinerante, que pretende dar a conhecer a história da escrita nesta zona do país. A mostra contará com um programa muito especial para as escolas que irão realizar visitas a esta exposição.

Esta exposição é co-financiada a 85% pelo Alentejo 2020, aprovada através da candidatura ao Plano da Rede de Museus do Baixo Alentejo para Dinamização e Divulgação do Património Histórico-cultural da Região e Criação de Novos Públicos.

A “História da Escrita no Baixo Alentejo – das origens aos nossos dias” pode ser visitada entre 8 e 27 de Maio, em Moura.

No decurso da exposição a Câmara Municipal de Moura realizará a actividade educativa “Copista por um dia”, direccionada ao público escolar.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
10 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda