«História da Escrita no Baixo Alentejo» no Museu Municipal de Moura
Publicado | 2018-05-08 04:30:34
 
A Câmara Municipal de Moura inaugura esta terça-feira, 8 de Maio, na ala de exposições temporárias do Museu Municipal a exposição “História da Escrita no Baixo Alentejo”.
 
A mostra é uma iniciativa da Rede de Museus do Baixo Alentejo, que integra a CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, e pretende mostrar a evolução da escrita, neste território, ao longo da História. A exposição, que tem um carácter itinerante, passando por todos os municípios da CIMBAL, pretende divulgar as colecções dos museus que compõem a rede.

Estão patentes peças, documentos e registos descobertos no Baixo Alentejo, alusivos à evolução da escrita, desde a Idade do Ferro, visto que é dessa época que se supõem ser os primeiros vestígios da escrita do Sudoeste, até aos nossos dias.

O Município de Moura participa com a réplica de uma peça, única em território português, que alude à construção do minarete da mesquita. Trata-se de uma inscrição do século XI, e que está originalmente situada no Castelo de Moura, junto a uma fonte.

Lurdes Balola, Vereadora da Câmara Municipal de Moura, disse à Planície que esta é uma mostra itinerante, que pretende dar a conhecer a história da escrita nesta zona do país. A mostra contará com um programa muito especial para as escolas que irão realizar visitas a esta exposição.

Esta exposição é co-financiada a 85% pelo Alentejo 2020, aprovada através da candidatura ao Plano da Rede de Museus do Baixo Alentejo para Dinamização e Divulgação do Património Histórico-cultural da Região e Criação de Novos Públicos.

A “História da Escrita no Baixo Alentejo – das origens aos nossos dias” pode ser visitada entre 8 e 27 de Maio, em Moura.

No decurso da exposição a Câmara Municipal de Moura realizará a actividade educativa “Copista por um dia”, direccionada ao público escolar.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 17
7 10
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda