Apenas os escandinavos ultrapassam os portugueses no optimismo face ao futuro
Publicado | 2018-05-07 03:57:19
 
Quando inquiridos sobre a visão que têm do futuro, os europeus continuam a sorrir. 7 em 10 declaram-se muito optimistas no que se refere ao futuro. Dinamarqueses, noruegueses e portugueses, decididamente revigorados, têm confiança que o futuro continuará a ser risonho.
 
Em 2008, O Observador Cetelem apresentava os primeiros sinais de uma crise de confiança dos europeus. 10 anos depois, poderá falar-se numa reconquista de confiança, porque, inegavelmente, a confiança está de volta à Europa, de forma generalizada.

Dinamarqueses e noruegueses, habitualmente apontados como os mais felizes do mundo em diversos índices, lideram neste ranking de confiança no futuro com respectivamente 83% e 79%. Ao contrário, Portugal, que foi engolido por um longo e profundo marasmo económico e que durante muito tempo foi o país mais pessimista, parece ter sido conquistado pelo optimismo face ao futuro, com uma pontuação que aumentou +0,8. Segue-se a Suécia com apenas 1 ponto percentual de diferença dos portugueses.

Os franceses, italianos e belgas distinguem-se ao projectar um futuro relativamente pouco auspicioso. Os franceses são mesmo os únicos a serem maioritariamente pessimistas, 51%, e com larga distância dos italianos e dos belgas, com 44% e 42%, respectivamente. Por outro lado, os espanhóis estão dois pontos percentuais abaixo da média europeia, que é de 68% entre os inquiridos nos 17 países abrangidos pelo estudo.

No que se refere ao futuro, os Millennials mantêm esta tendência positiva de toda a população. 8 em 10 dos inquiridos desta geração declaram-se bastante ou muito optimistas. Sobre este assunto, franceses e italianos distinguem-se novamente dos outros europeus, mostrando uma ligeira preocupação, 29% e 30% de pessimistas.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
18 21
8 10
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda