Caso de meningite afecta aluno da Escola do Sete e Meio em Moura
Publicado | 2018-04-30 15:23:09
 
Um aluno, do 4º ano, da Escola do Sete e Meio em Moura, está internado no Hospital de Beja com meningite, não se sabendo para já o seu estado de saúde.
 

Segundo informação apurada, depois de uma visita de estudo à Kidzania, a Lisboa, na passada sexta-feira, o aluno sentiu-se mal durante o fim-de-semana e foi para o centro de Saúde de Moura. Depois de analisado seguiu para o Hospital de Beja. Vários exames e análises feitos ao utente, chegou-se à conclusão que era um caso de meningite.

Podendo a doença ser contagiosa e grave, não se sabendo, por enquanto, que tipo de meningite está afectar o aluno, foram todos os pais dos alunos, daquele estabelecimento de ensino, informados da situação. Para já, a escola não encerrou, mas vários pais, por precaução, não levaram os seus filhos às aulas esta segunda-feira.

Se for meningite viral é menos grave, e desenvolve sintomas parecidos com os da gripe como febre, mal-estar e dores no corpo, sintomas que se tratados correctamente podem desaparecer em 10 dias. A transmissão é feita através do contacto directo com secreções de pessoas infectadas.

No caso bacteriana, este é um tipo de meningite mais grave e se não for diagnosticada de forma precoce pode levar a morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais, por exemplo. Essas bactérias penetram no organismo através das vias respiratórias e acabam infectando o cérebro. Indivíduos com meningite bacteriana devem ser tratados com antibióticos específicos em um ambiente hospitalar.

Dependendo de outros exames, quarta-feira, é que se pode saber que tipo de meningite está afectar o aluno se, a mais grave, a bacteriana ou a viral.

Depois da conclusão dos resultados é que se pode tomar uma medida definitiva de encerrar, ou não, o estabelecimento de ensino em Moura.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
10 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda