Em Moura reuniram os Conselhos de Acção Social e de Educação
Publicado | 2018-04-23 04:38:08
 
A primeira reunião de 2018 do CLAS – Conselho Local de Acção Social de Moura realizou-se no dia 13 de Abril, na Sala de Sessões do Município de Moura.
 
Este Conselho é constituído pela Câmara Municipal de Moura, Juntas de Freguesia do concelho de Moura, IPSS´s, Agrupamento de Escolas de Moura, Escola Básica Integrada de Amareleja, Escola Secundária e Escola Profissional de Moura, IEFP, Centro de Saúde de Moura, PSP e GNR, associações locais e outras entidades do concelho.

A reunião, deste órgão local de acção social que esteve inactivo em 2017, contou com cerca de 30 participantes e foi presidido pela Vereadora da Cultura, Educação e Desporto, Lurdes Balola. Refira-se que a missão do CLAS passa por se debruçar sobre as políticas e estratégias de intervenção com impacto no concelho de Moura.

Na reunião realizada para além de outros assuntos, foi emitido parecer favorável à alteração do projeto “Terra Gente”, CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Local, promovido pela Comoiprel, foi também dado parecer favorável à candidatura apresentada pela APPACDM de Moura para criação de uma Residência Autónoma. Na reunião foi ainda aprovada a validação do Diagnóstico Social e do PDS – Plano de Desenvolvimento Social, com o processo de actualização destes instrumentos de planeamento social até final do ano. A nova constituição de Núcleo Executivo foi apresentada e votada favoravelmente para dar início a uma nova fase de trabalho.

Também no dia 13 e Abril, o CMEM – Conselho Municipal de Educação de Moura esteve reunido, tendo os diversos representantes da área da educação, debatido e aprovado o Plano de Transportes Escolares do ano lectivo 2018/2019. Em resultado da dinamização e articulação de acções com as entidades que constituem este Conselho foram constituídos dois grupos de trabalho, um para monitorização da Carta Educativa de Moura e outro para a prevenção do consumo de álcool nos jovens.

Lurdes Balola, Vereadora da Câmara Municipal de Moura, explicou à Planície que estas foram duas reuniões muito importantes, que contaram com uma adesão muito grande, tendo sido aprovado e validado o diagnóstico social e o plano de desenvolvimento social, num processo que visou a actualização destes dois documentos.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 20
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda