«Terras sem Sombra» em Mértola este fim-de-semana
Publicado | 2018-04-13 04:41:50
 
O Terras sem Sombra caminha para o seu quarto evento desta temporada que se realiza já neste fim-de-semana em Mértola, este sábado e domingo, depois de ter passado pela Vidigueira, Serpa e Odemira.
 
A igreja matriz de Mértola, um dos mais notáveis monumentos nacionais do Alentejo, recentemente requalificada, alia à beleza arquitectónica e à aura histórica, óptimas condições acústicas. Isto torna-a um sítio muito adequado para receber, amanhã, dia 14, às 21h30, concerto intitulado Aos Quatro Ventos: Palimpsestos Musicais da Europa Central (Séculos XIX-XXI) organizado em parceria com o Município de Mértola e a Embaixada da Hungria. Em cena vai estar a melhor criação musical, da época romântica à actualidade, dos países do Grupo de Visegrád – Eslováquia, Hungria, Polónia e República Checa.

Na tarde de sábado, com partida às 15h00, os arqueólogos Cláudio Torres, Susana Gómez e Virgílio Lopes orientarão uma visita ao centro histórico de Mértola. Uma ocasião verdadeiramente privilegiada para conhecer o trabalho levado a cabo, ao longo de décadas, pelo Campo Arqueológico.

A manhã de domingo, dia 15, a partir das 9h30, vai ser dedicada pelo Terras sem Sombra, com a colaboração da ANPC - Associação Nacional de Proprietários Rurais, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto, e do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária na gestão da fauna selvagem, à gestão da fauna selvagem com realce para o coelho bravo e a perdiz-vermelha, ambas espécies basilares do ecossistema local. Delas e, em particular do coelho, depende a sobrevivência de outras, como o lince-ibérico ou a águia-imperial, mas o coelho é muito afectado pela doença hemorrágica viral, epidemia que requer grandes cuidados, do ponto de vista da gestão criteriosa dos efectivos cinegéticos e de medidas de gestão do habitat.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
18 21
8 10
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda