35ª Ovibeja promove Rota do Azeite como passaporte para o conhecimento
Publicado | 2018-04-04 04:15:14
 
Uma “viagem” pela Rota do Azeite, no Alentejo, é a proposta da Comissão organizadora da Ovibeja para dar a conhecer a realidade actual da região a jornalistas nacionais e internacionais, com especial destaque para os bastidores do 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.
 
A prova e selecção dos melhores azeites do mundo, de entre os mais de 150 enviados a concurso, vão acontecer nos dias 12 e 13 de Abril, em Beja, por cerca de 40 jurados provenientes de 12 países. As categorias a concurso são Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso. No dia 13, os jornalistas convidados poderão conferir, “in loco”, o rigor das normas observadas pelo único concurso português de âmbito internacional, classificado em 1º lugar no mundo. Vão ainda participar em provas de azeite e conhecer um lagar e a actividade olivícola da região, tal como explicou à Planície Mariana Matos, da Casa do Azeite.

Estimular o empenho na máxima qualidade para a abordagem profissional dos mercados externos é um dos objectivos do Concurso de Azeites Ovibeja que este ano se realiza sob o signo da maior produção de azeite de que há registos em Portugal. De acordo os dados já apurados pelo Sistema de Informação do Azeite (SIAZ), a produção nacional de azeite atingiu, na campanha de 2017-2018, as 125 mil toneladas. Sendo que o Alentejo é, de longe, a maior região produtora de azeite, representando 78 por cento da produção nacional, dará nesta região uma produção de cerca de 97.500 toneladas de azeite.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
10 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda