Produção de Azeite aumentou 80% em Portugal
Publicado | 2018-03-27 04:27:33
 
O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, anunciou que a produção de azeite atingiu, em 2017, as 125 mil toneladas, um aumento de cerca de 80% em relação a 2016.
 
As exportações registaram, no final de 2017, um valor global de 496 milhões de euros.

Para o governante este é um desenvolvimento exemplar da olivicultura, sector que na última década viu a produção quadruplicar e as exportações triplicarem. 

O Secretário de Estado destacou ainda o facto de Portugal ter passado de uma situação deficitária no sector do azeite para uma situação de país exportador com um superavit de 150 milhões de euros. Na última década, o crescimento do preço médio, por quilo, das exportações registou um aumento de 35%. 

A actual dinâmica do sector tem representado um impacto significativo na valorização da produção olivícola e tem-se traduzido num aumento real dos rendimentos dos olivicultores.

Para esta performance tem contribuído o investimento qualificado que tem vindo a ser feito em lagares de azeite de alta tecnologia, à expansão da área de olival de regadio e a uma aposta sustentada no conhecimento e nas novas tecnologias originando um azeite de qualidade diferenciada. 

Luís Vieira diz que o futuro tem de passar pela diversificação dos destinos da exportação de azeite, tendo lançado um desafio ao sector, para que este explore novas geografias e continue o percurso de investimento e inovação. Actualmente 80% das exportações do azeite português têm como destino os mercados de Espanha e Brasil. 

Recorde-se que o Alentejo é o maior produtor de Azeite português que garante entre 70% a 80% da produção nacional.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
10 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda