GNR realiza acções de sensibilização no âmbito da Operação Floresta Protegida
Publicado | 2018-03-15 04:37:49
 
Até ao dia de hoje, quinta-feira, 15 de Março, a Guarda Nacional Republicana realiza, em todo o território nacional, através do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), diversas acções de sensibilização junto das populações, sobre a problemática dos incêndios florestais, no âmbito da operação Floresta Protegida.
 
Estas acções de sensibilização visam alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adoptar nesta altura do ano, nomeadamente sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e a manutenção das faixas de gestão de combustível, tendo em vista a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal.

O Capitão Daniel Ferreira, da GNR de Beja, explicou à Planície que esta operação consiste fundamentalmente na realização de diversas acções de sensibilização junto das populações.

Os registos da GNR indicam que em 2017 arderam mais de 527 mil hectares de mato e floresta, mais 367 mil hectares do que em 2016, tendo ainda registado 21.952 ocorrências; 9.864 crimes; 65 detidos por incêndio florestal; 919 pessoas identificadas; e 4.578 contra-ordenações.

A GNR, para além das acções de sensibilização, numa fase subsequente, irá realizar acções de fiscalização com o objectivo de corrigir as situações de notório incumprimento face à obrigatoriedade da manutenção das faixas de gestão de combustível.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
19 20
12 10
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda