Requalificação da rede de estações de monitorização da qualidade do ar do Alentejo
Publicado | 2018-03-12 04:50:05
 
A rede de estações de monitorização da qualidade do ar da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDRA, é composta por cinco estações. A região Alentejo, em termos de qualidade do ar, está dividida em duas zonas, Zona do Alentejo Litoral e Zona do Alentejo Interior.
 
Decorrente deste zonamento foi considerado que, para a Zona do Alentejo Interior, a melhor opção para começar o processo de avaliação seria instalar uma estação de fundo, cujo objectivo é a protecção da saúde humana e da vegetação. Assim Terena foi o local seleccionado com base em critérios e normativos vigentes, nomeadamente os exigidos para as redes de monitorização Euroairnet, da Agência Europeia de Ambiente. A estação recebeu a classificação de rural de fundo, atendendo à sua envolvência e influência.

Assim foi elaborado o projeto MelhorAr Alentejo – Gestão da Qualidade do Ar Ambiente na Região Alentejo, que foi submetido a candidatura ao PO Alentejo2020. O projeto foi financiado a 85% pelo ALENTEJO 2020 e a 15% pelo Fundo Ambiental e permitiu fazer um upgrade nos equipamentos de toda a rede e também, reequipar completamente a estação de Terena com a aquisição de cinco analisadores para análise de Óxidos de Azoto, Dióxido de Enxofre, Ozono, Partículas fracção PM2,5 e Partículas fracção PM10. Foi também adquirida uma estação meteorológica compacta que mede a velocidade e rumo do vento, temperatura ambiente, quantidade de precipitação e pressão atmosférica.

Com esta actualização, garante-se e reforça-se a qualidade dos dados produzidos na estação. Sendo esta a estação de fundo de monitorização da Zona do Alentejo Interior, é de extrema importância o seu correcto funcionamento para que se obtenham dados que possam representar o estado da qualidade do ar a toda a zona. Este evento contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
20 19
10 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda